sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sistemática dos seres vivos

A sistemática dedica-se à descrição da biodiversidade e compreensão das relações filogenéticas entre os organismos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em taxa a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.

O objectivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os taxa em questão. É a esse conjunto de investigações a respeito dos taxa (plural de taxon) que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido propostas classificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.


Tipos de sistemas de classificação




A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica.

Os grupos hierárquicos (taxa) estabelecidos por Lineu no seu sistema Sytema Naturae, ainda hoje são usados. Consideram-se sete grupos taxonómicos principais: Reino- Classe - Ordem - Família - Género - Espécie.

Nomenclatura é a atribuição do nome (científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.

Nomenclatura binomial

O sistema actual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o género, o segundo, em minúscula, é o restritivo específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicos podem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do género e da espécie é impresso em itálico, o dos outros taxon não. As Subespécies têm um nome composto por três palavras.




. Reflexão:
O nosso mundo alberga as mais variadas espécies, cerca de 2 milhões, no entanto, só uma pequena parte foi documentada e estudada. Existem florestas, como a Amazónica que num m2 contêm diversas espécies desconhecidas da ciência, situações deste tipo demonstram a enorme biodiversidade de que o nosso planeta é dotado. Quanto aos grupos taxonómicos pode concluir-se que, a categoria mais abrangente, que apresenta maior amplitude é o reino, pois é aquela mais heterogénea e que engloba muitas espécies. Em oposição, a categoria com menor capacidade de inclusão, mas mais uniforme é a espécie, que constitui a unidade de classificação biológica.


. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3