domingo, 24 de janeiro de 2010

Ser vivo da semana... Baobá


Classe: Magnoliophyta

Ordem: Malvales

Família: Malvaceae
Género:
Adansonia


Os baobás (Adansonia) são um género de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagáscar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente Africano e da Austrália.

_DESCRIÇÃO: Alcançam alturas entre de 5 a 25 m (excepcionalmente 30 m), e até 7 m no diâmetro do tronco (excepcionalmente 11 m). Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

_HABITAT: Desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca.

_LONGEVIDADE: Alguns têm milhares de anos, mas dado que a sua madeira não produz anéis de crescimento, é impossível confirmar a idade: poucos botânicos não acreditam nas reivindicações de idade extrema.
_CURIOSIDADE:
Os povos africanos utilizam-nos como fonte de recursos,
o fruto, pão-de-mono (semelhante a um melão de dimensões reduzidas).



Reflexão:
O baobá é uma árvore extraordinária, vários botânicos acreditam que esta árvore pode ter uma longevidade que se estende até aos 3000 anos. Se tal for verdade, estamos perante um ser vivo que já esteve perante várias alterações da habitat, condições climáticas, e que no entanto sobreviveu.
Uma quantidade relevante de baobás encontra-se no Delta de Okavango, esta região com clima subtropical é considerado um «oásis», que alberga diversas espécies, por isso esta árvore também se encontra em locais excepcionais, em que se verifica harmonia entre os seres vivos e a paisagem deslumbrante.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3