quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bacias hidrográficas

Ao longo do tempo, as populações foram-se fixando juntos às margens dos rios, uma vez que constituem vias de comunicação, fornecendo água para uso doméstico, agrícola e industrial, sendo também uma fonte de alimento e nas suas margens existirem solos muito férteis.

Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água (rio).

O conceito de rede hidrográfica que designa o conjunto de todos os cursos de água ligados a um rio principal.

Os rios desempenham uma tripla função a nível geológico:

- Meteorização é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por acção dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos factores ambientais.

- A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela acção do gelo, quando este actua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo.

- Sedimentação consiste na deposição dos materiais ao longo de todo o leito do rio desde a nascente, até à foz. É ordenada de acordo com as dimensões e peso dos detritos, bem como pela velocidade da corrente. Após a deposição os detritos são chamados de sedimentos, sendo que estes se depositam mais a montante, no caso de serem de maiores dimensões e mais a jusante se forem de menores dimensões.


Utilização de Barragens

Uma barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. Utiliza-se sobretudo para abastecer águas de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.


A pressão sobre os recursos hídricos obrigou à construção de barragens de forma a armazenar a água na albufeira, trazendo com isso benefícios e problemas.

Vantagens:
- Prevenção contra possíveis inundações.
- Abastecimento de água às populações.
- Aproveitamento da energia produzida (energia hidroeléctrica)

Desvantagens:
- Os materiais transportados vão-se depositando ao longo do rio diminuindo a capacidade de armazenamento de água da barragem.
- Aumento da erosão vertical a jusante da barragem.
- Não deposição de uma quantidade de detritos considerável no mar, o que se traduz num avanço do mar contrapondo-se ao recuo das praias.
- Curto período de “vida útil” e problemas de segurança após esse período.
- Problemas de segurança


. Reflexão:

O ordenamento de território é importantíssimo para que se possa preservar as características da região, nomeadamente aquelas inerentes à fauna e flora locais, mas também às de forro paisagístico.
É neste campo, que o homem, principalmente, as autarquias têm de implementar medidas que não fiquem submetidas a interesses superiores, só assim estaremos a preservar o nosso aquilo que nos rodeia e a garantir que as gerações futuras terão um planeta com as mínimas condições de habitabilidade. Se por exemplo, as pessoas não construíssem no leito de um rio, estariam a preservar o meio ambiente, mas também a salvaguardar os seus bens, pois não estariam expostas a inundações. Exemplos como este existem muitos, ao longo deste período espero conseguir alertar os seguidores do blog para outros assuntos que danificam a crusta terrestre!!!!

É importante salientar que para que a barragem seja utilizada para determinados fins, como a drenagem de campos agrícolas é necessário que se façam investimentos nos equipamentos adequados à condução da água da albufeira para os campos. Não basta construir a barragem,como o que se sucedeu na Barragem do Alqueva.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3