sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Documentário: O que Darwin não sabia VII


. Reflexão:
Os fósseis contam a história do nosso planeta, desta vez, contaram-nos a evolução da baleia desde a sua ancestralidade até aos dias de hoje e contribuíram para a construção da árvore filogenética deste animal. Também aliada à paleontologia e à comparação da anatomia esteve a genética, nomeadamente a hibridação de DNA, que permitiu concluir que o parente mais próximo deste cetáceo era o hipopótamo.
Um dos assuntos que gerou mais controvérsia foi sem dúvida a descendência do homem, a partir do macaco. Darwin já sabia, Haeckel deu a denominação ao intermediário entre o macaco e o homem e Dubois descobriu este fóssil, o homo erectus. A comparação do DNA do homem com os dos símios permitiu saber que nos aproximávamos mais do chimpanzé. Um bébé desta espécie é muito semelhante ao humano.
Esta árvore biológica cada vez mais próxima da realidade é revelada pelo registo fóssil e pelo DNA.
Neste vídeo, aborda-se também um novo tema «formas incontáveis», é o início das mutações, da sua relação para com a vida e da genética no mundo da vida.
Nunca pensei que este documentário exigisse tanto empenho e dedicação da minha parte, mas a verdade é que estou a aprender muito e a conhecer uma das mentes mais brilhantes no mundo da biologia, assim como outras que colmataram os seus trabalhos. Faltam dois episódios para o fim, espero que quem tem acompanhado esta sequência que esteja a gostar tanto, como eu!!!!!!

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3