sábado, 16 de janeiro de 2010

Sistema de Classificação mais recentes

Sistemas de classificação posteriores ao de Whittaker vieram propor a criação de grupos superiores ao reino, designados por super-reinos ou domínios. Isto devido à comparação de novos dados, como os moleculares (sequências nucleotídicas, de genes ou de aminoácidos em proteínas), que inferem nas relações evolutivas.
A classificação em três domínios reconhece dois domínios incluindo organismos procariontes e apenas um domínio para os eucariontes. Ao Domínio Bacteria corresponde o Reino Eubacteria, ao Domínio Archaea corresponde o Reino Archaebacteria e ao Domínio Eukarya correspondem os Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Os protistas constituem um grupo muito diversificado, existindo sistematas que propõem a divisão deste grupo em vários reinos.
As sequências genéticas indicam que Archaea tem uma combinação de genes semelhantes a Bactéria e a Eukarya, estando mais relacionado com Eukarya do que com Bacteria.


. Reflexão:
Conclui-se que a classificação de organismos é um processo contínuo gradual e susceptível a mudanças. É importante perceber que definir as categorias mais elevadas da classificação (domínios e reinos da vida) é um trabalho em progresso. Devemos, contudo, considerar os grupos taxonómicos e árvores filogenéticas "hipóteses" em que são usados dados disponíveis para traçar a história da vida.
. Fontes:
http://www.netxplica.com/
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3