terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Notícia #15


Manga poderá ser relevante no combate do cancro

Investigadores do Texas Agrilife Research concluíram que a manga, apesar do seu baixo teor antioxidante, pode ter um impacto positivo na luta contra alguns tipos de cancro.
Foram realizados testes in vitro para analisar extractos de polifenóis (substancias ligadas a diversos benefícios para a saúde) de cinco das variedades mais comuns desta fruta, sendo que os cientistas descobriram que estes componentes tinham algum impacto sobre as células do cancro da próstata, pulmão e da leucemia. Contudo, o efeito mais notável foi observado em células do cancro da mama e do intestino.


“O que descobrimos é que nem todas as linhas de células são sensíveis na mesma medida a um agente anti-cancerígeno, mas as linhas do cancro da mama e do cólon tiveram apoptose, ou morte celular programada”, explicou a investigadora SusanneTalcott, da instituição responsável por esta descoberta, acrescentando que os polifenóis da manga não prejudicavam as células saudáveis.

Neste estudo foi ainda verificado que o ciclo celular foi interrompido pela acção do extracto de manga, o que de acordo com SusanneTalcott, poderá ser fundamental para a criação de um processo que permita prevenir ou interromper a reprodução de células cancerígenas.

Os investigadores ambicionam agora poder realizar um ensaio clínico com pessoas com inflamações nos intestinos, propensos assim a um maior risco de cancro. “Se houver alguma eficácia comprovada, então faremos um estudo mais abrangente para verificar se esta experiência tem relevância clínica”, afirmou a investigadora.


. Reflexão:
A ciência não pára e estudos como estes são muito importantes para que doenças tão profundas a nível psicológico e físico, deixem de ser dos maiores problemas que a medicina enfrenta. Através desta investigação pode-se concluir que a manga gera efeitos na divisão celular, nomeadamente na mitose, intervindo positivamente no ataque ao cancro, já que não se verifica a proliferação deste, mas a morte das células cancerígenas.


. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38715&op=all

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3