domingo, 17 de janeiro de 2010

Ser vivo da semana... Tartaruga das Galápagos


Nome científico: Geochelone nigra

Família: Testudinidae

Ordem: Chelonia

Estado: Vulnerável


_DESCRIÇÃO: As tartarugas dos Galápagos são as maiores do mundo, pesam mais de 400 kg. Têm um pescoço muito comprido, uma enorme carapaça e umas extremidades de grandes dimensões.
_REPRODUÇ
ÃO: Na época de reprodução, o macho procura fêmeas e elas fazem uma cavidade que utilizam como ninhos para a sua postura de ovos.
_CONSERVAÇÃO:
Apesar de ser uma espécie muito antiga, encontra-se em situação vulnerável devido à introdução na ilha de espécies predadoras, como ratos e gatos, e também pela competição pelo alimento que tem com as cabras e outros herbívoros.

. Reflexão:
A tartaruga das Galápagos é uma espécie endémica desta região. Quando pensamos em Galápagos surge logo Darwin, e na minha opinião correctamente. Foi este naturalista que identificou este quelónio, mas o seu trabalho no reconhecimento de espécies não terá ficado por aqui, estima-se que Darwin terá descoberto cerca d 200 espécies, destacando-se os tentilhões e as tartarugas desta Arquipélago.
Curiosamente, quando reparei que esta espécie estava em vias de extinção relembrei-me da selecção natural, só aqueles com as características mais vantajosas sobrevivem, alimentam-se melhor, vivem mais e reproduzem-se em maior número. É isto que está a acontecer na população destas tartarugas, que estão ameaçadas por predadores e competem pelo alimento. Aquelas que têm mais vantagens perante o meio são as que vingam na «luta pela sobrevivência».

. Fontes:

García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3