segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Argumentos a favor do evolucionismo: Bioquímicos


Nos últimos anos, os estudos de natureza bioquímica vieram dar um impulso notável à argumentação evolucionista, não só quantitativamente mas qualitativamente.
As provas bioquímicas apoiam a evolução na medida em que reforçam a ideia de origem comum dos diferentes grupos de seres vivos. Estes argumentos baseiam-se:

- No facto de todos os organismos serem basicamente constituídos pelo mesmo tipo de biomoléculas (proteínas, lípidos, glícidos, ácidos nucleicos);

- O facto do DNA e o RNA serem centrais no mecanismo global de produção de proteínas onde intervém um código genético universal;
- Universalidade do ATP como energia biológica utilizada pelas células;
- Existência de outras vias metabólicas comuns para além da síntese proteica como os processos respiratórios e modos de actuação das enzimas;


Ao estudarem-se as proteínas percebe-se que, quanto mais próximas evolutivamente se encontrarem as espécies mais semelhanças apresentam ao nível das proteínas. Este estudo também permite que se estabeleçam filogenias, onde se põe a hipótese de que a partir de uma molécula de DNA ancestral comum, por diferentes mutações, surgiram diferentes genes e, consequentemente, a sequência dos aminoácidos é diferente, originando diferentes moléculas.

Outra forma de estimar a proximidade entre espécies é analisando o DNA, através da hibridação do mesmo. Nesta técnica, misturam-se cadeias de DNA desenroladas de espécies diferentes e espera-se que ocorra o emparelhamento.

É também possível estabelecer um grau de parentesco entre diferentes grupos de animais são a partir de dados sorológicos que se baseiam-se nas reacções específicas entre antigenes e anticorpos, através da interpretação dos mecanismos de aglutinação.


. Reflexão:
Podemos dizer que as provas bioquímicas apoiam a evolução na medida em que reforçam a ideia da origem comum dos seres vivos. Na área da bioquímica, realça-se também que quanto maior for a taxa de hibridação de DNA, maior será o grau de parentesco evolutivo.
Nesta postagem, são referidos alguns argumentos que não foram abordados na aula, mas que achei importante, como é o caso, dos mecanismos de aglutinação ouda proximidade entre seres vivos, a nível proteíco.
Existem outros argumentos, como os biogeográficos, segundo o qual, as espécies tendem a ser tanto mais semelhantes, quanto maior a sua proximidade geográfica, ou os citológicos (todos os seres vivos são constituídos por células, o que indicia a origem comum das espécies) ou ainda embriológicos, em que diferentes grupos são bastante semelhantes nas fase embrionária.

. Fontes:
http://www.netxplica.com/
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3