sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sistema de Classificação de Whittaker (modificado)

Este sistema é o que tem encontrado maior receptividade. Desenvolvido em 1969, foi posteriormente modificado, sendo apresentado com essas alterações em 1979. A grande diferença entre estas duas versões refere-se à posição das algas. Inicialmente distribuídas entre os reinos Protista e Plantae, consoante fossem, respectivamente, unicelulares ou pluricelulares, foram colocadas no Reino Protista. No entanto, algumas algas são pluricelulares, apesar da sua simplicidade estrutural. O Reino Protista, por passar a incluir seres multicelulares de baixo grau de diferenciação celular leva muitos autores a sugerirem o nome de Protoctista para este reino.


São três os critérios em que se fundamenta a classificação em cinco reinos:
- Níveis de organização celular – considera o tipo de estrutura celular procariótica ou eucariótica, se há seres eucariontes unicelulares, coloniais ou multicelulares com baixo grau de diferenciação celular e seres multicelulares.
- Tipo de nutrição – processo de obtenção do alimento (autotrofismo, heterotrofismo por ingestão ou absorção).
- Interacções nos ecossistemas – distinguindo os seres produtores dos seres consumidores (macroconsumidores e microconsumidores que ao consumirem a matéria orgânica devolvem ao meio matéria inorgânica – decompositores ou saprófitas como fungos, bactérias, e alguns protistas).

O quadro seguinte refere as principais características dos cinco reinos do sistema de Whittaker modificado (1979).



. Reflexão:
Utilizando como critérios de classificação os níveis de organização estrutural , os tipos de nutrição e interacções nos ecossistemas , Whitakker propôs, uma reformulação do seu anterior sistema. Nesta modificação realça-se o facto de o Reino Protista passar a integrar algas. O sistema de Whitakker modificado reuniu grande consenso entre os biólogos e actualmente ainda é aceite. No entanto, muitos apontam a necessidade de revisão, uma vez que integra todos os procariontes no Reino Monera (existirão duas linhas distintas destes).

. Fontes:

http://www.netxplica.com/
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3