quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Neodarwinismo


A Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, baseando-se principalmente nas noções de Darwin sobre a selecção natural e incorporando noções actuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança por meio da mistura de sangue pelo conceito de herança por meio de partículas: os genes.

Esta teoria baseia-se em quatro processos básicos da evolução: mutação, recombinação, genética, selecção natural, isolamento reprodutivo.

Os três primeiros são responsáveis pelas fontes da variabilidade; os dois últimos orientam as variações em canais adaptativos.

Pontos básicos da teoria moderna:

a) As variações de uma espécie dependem de mutações.

b) As mutações ocorrem ao acaso.

c) A luta pela sobrevivência dá-se entre os indivíduos e o meio ambiente.

d) Da luta pela sobrevivência, resulta a selecção natural dos mais aptos ou adaptados às condições do meio.

e) O isolamento geográfico ou sexual impede que as características do tipo novo misturem-se com as características do tipo primitivo.

. Reflexão:
O neodarwinismo é um assunto que vem a ser já retratado num dos espaços do meu blog, no documentário «O que Darwin não sabia», no entanto, achei importante abordá-lo de uma mais forma sintetizada. Na teoria darwinista havia lacunas, como o motivo pelo qual surgia uma variação ou o modo de como era transmitida uma variação hereditária, só com os conhecimentos da genética é que foi possível colmatar estas falhas. Temos, assim também de destacar o papel de Mendel nesta área, considerado o pai da genética.

. Fontes:
http://www.infopedia.pt/$neodarwinismo
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3