domingo, 15 de novembro de 2009

Ser vivo da semana... Colibri


Nome científico: Colibri delphinae

Ordem:
Trochiliformes

Família: Trochilidae

_ DESCRIÇÃO: Os colibris são aves tropicais, que se encontram no continente americano, no Equador na Colômbia e no Brasil. A família dos colibris (Trochiladae) é formada por 338 espécies. Apresentam uma coloração muito brilhante, sobretudo os machos, mas nas plumas não se encontra a cor vermelha nem a amarela.
O seu bico é comprido e recto ou ligeiramente curvado. Alimenta-se do néctar que sugam das flores, do qual recebem a fonte de energia que necessitam, pois gastam demasiada. O coração tem um ritmo de 500 batimentos por minuto em descanso e o dobro se estiverem a realizar qualquer actividade. Têm um sistema respiratório com sacos de ar internos que os ajudam a manter a temperatura.
_HABITAT:
zonas de floresta montanhosa
_CURIOSIDADE:
O colibri mais pequeno do mundo é o colibri-cubano (Mellisuga helenae), que mede cerca de de 5 cm.


. Reflexão:
Nas florestas tropicais encontra-se mais de metade da biodiversidade do planeta e colibri é uma dessas espécies, que habita locais que estão cada vez mais em perigo de extinção, devido à destruição dos seus habitats naturais.
Esta ave de pequenas dimensões, permitiu-me recordar conteúdos abordados no ano anterior, dado que possui um sistema respiratório constituído por sacos áereos anteriores e posteriores, que lhe permite voar a elevadas altitudes e manter o equilíbrio durante o voo, assim como as elevadas taxas metabólicas, este é também um dos motivos pelos quais o seu ritmo cardíaco oscila entre os 500 a 1000 batimentos por minuto.
Sem dúvida, que existe muito por descobrir na natureza, principalmente nas florestas tropicais, em que cada m2 se encontram novas espécies.
. Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colibri_(g%C3%A9nero)
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3