quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dos procariontes aos eucariontes

Admite-se que os seres eucariontes só terão surgido há cerca de 1500 milhões de anos, isto é, cerca de 2000 milhões de anos depois dos procariontes. Surgiram modelos explicativos que procuram explicar o aparecimento dos seres eucariontes a partir dos procariontes que já povoavam a Terra.


Modelo Autogenético


Esta é uma hipótese pouco apoiada pela comunidade científica, pois não esclarece a causa dos fenómenos que descreve. Mais tarde, investigadores aperceberam-se das semelhanças entre componentes membranares das células eucarióticas e alguns seres procariontes, desenvolvendo outro modelo.



Modelo Endossimbiótico

Defende que a célula eucariótica teria resultado da incorporação de organismos procariontes, por parte de outros seres procariontes primitivos. Baseia-se em associações entre organismos diferentes, em que um deles (endossimbionte) vive no interior do outro, beneficiando ambos dessa relação. Assim, Os organismos tornam-se dependentes uns dos outros e passam a constituir organismos estáveis e singulares. Os cloroplastos, ter-se-ão originado a partir da captura de cianobactérias uma vez que estas têm pigmentos fotossintéticos, e as mitocôndrias terão resultado da incorporação de bactérias com eficiente capacidade respiratória.


A ideia de endossimbiose foi devidamente fundamentada em 1967, por Lynn Margulis, uma investigadora que estudou o DNA das mitocôndrias e dos cloroplastos. Argumentos que defendem este modelo:
- Mitocôndrias e cloroplastos assemelham-se a bactérias (forma, tamanho, composição membranar);
- Cloroplastos e mitocôndrias têm o seu próprio genoma e produzem as próprias membranas internas, dividindo-se independentemente da célula e contendo moléculas de DNA circulares tal como as dos procariontes actuais;
- Os ribossomas dos cloroplastos e mitocôndrias são muito mais semelhantes (tamanho, características bioquímicas) aos dos procariontes que aos dos eucariontes;
- É possível encontrar associações simbióticas entre báctérias e alguns eucariontes (ex. Amibas e bactérias).

A partir deste modelo admite-se que surgiram primeiro as células heterotróficas, e só depois as autotróficas.
No entanto este modelo não explica a origem do núcleo da célula eucariótica e dos restantes organelos membranares, bem como o facto do DNA nuclear comandar o funcionamento das mitocôndrias e dos cloroplastos. Assim, deve-se conciliar os dois modelos autogenético e endossimbiótico na explicação da origem dos seres eucariontes.



. Reflexão:
Ambos os modelos defendem que os eucariontes tiveram origem nos eucariontes. No entanto, segundo a hipótese autogénica, os eucariontes são o resultado de uma evolução gradual dos eucariontes, através de sucessivas invaginações. Por outro lado, o modelo endossimbiótico fundamenta esta evolução, nas associações de procariontes, em que o hóspede se coloca na total dependência do hospedeiro e vice-versa.
Podemos concluir que os dois modelos são complementares, dado que a associação de ambos procura colmatar os pontos fracos de um, com os pontos fortes do outro e que na evolução dos procariontes para os eucariontes terão ocorrido fenómenos dos dois tipos.

. Fontes:

http://www.esplanhoso.net/biogeo11/texto7-procariontesaoseucariontes.htm
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3