sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Notícia #10

Cérebro responde mais rapidamente à dor física que à dor mental


António Damásio afirma que as respostas do cérebro à dor física surgem e desaparecem mais rapidamente do que as respostas à dor mental. No texto sobre "Emoções e sentimentos", apresentado e sintetizado esta semana por Edmund T. Rolls, à margem das V Conferências Internacionais de Filosofia e Epistemologia do Instituto Piaget, em Viseu, o neurocientista português explica que, por exemplo, "a compaixão pela dor física evoca respostas mais rápidas na região do córtex insular [do cérebro] do que a compaixão pela dor mental".


Esta foi uma das hipóteses que viu confirmada num estudo que desenvolveu com Hanna Damásio e Mary Helen Immordino-Yang, no qual diz terem tido um "vislumbre" do que se passa no cérebro quando uma pessoa sente admiração e a compaixão.

O professor da Universidade do Sul da Califórnia considera que a admiração e a compaixão são duas das mais notáveis "emoções sociais", um grupo de emoções onde inclui também o embaraço, a vergonha, a culpa, o desprezo, o ciúme e o orgulho.

"Estas emoções são realmente provocadas em situações sociais e certamente desempenham papéis fundamentais na vida dos grupos sociais", refere, dizendo ser importante, neste âmbito, perceber se admiração e compaixão são diferentes e as regiões do cérebro com elas relacionadas.

Outra das conclusões a que chegaram, e que não previam, é que "a região do postero-medial córtex (PMC), que estava mais activa em situações de admiração por perícias e compaixão por dor física, era perfeitamente distinta da parte do PMC mais relacionada com a admiração por actos virtuosos e a compaixão por dor mental".

. Reflexão:
António Damásio é um neurocientista português reconhecido em todo o mundo e esta semana, foram reveladas algumas conclusões do seu mais recente estudo.
Na minha opinião, todos nós temos a percepção de que a dor mental é mais prolongada do que a dor física, e a forma como lidamos com ela é muito mais cuidada e por vezes, abala bastante as nossas estruturas emocionais e comportamentais, acho que de uma forma genérica a dor física é mais «curta» (existem casos em que pode deixar sequelas para o resto da vida). No entanto, o que não sabia era que o cérebro respondia mais rapidamente à dor física e que existem regiões que são mais perceptíveis à dor física e outros à dor psicológica!!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37390&op=all#cont

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3