sábado, 28 de novembro de 2009

Origem da multicelularidade

O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguido através do desenvolvimento de organismos multicelulares. A cooperação e a divisão de tarefas, torna possível a exploração de recursos que uma célula isolada não pode utilizar.

Os ancestrais dos seres multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, formando colónias. Inicialmente todas as célula desempenhavam a mesma função; contudo, ao longo do tempo algumas células da colónia ter-se-ão especializado em determinadas funções.

A diferenciação celular e a especialização celular, mantendo a interdependência entre as diferentes células da colónia, terão conduzido à multicelularidade.


O aparecimento da multicelularidade foi um passo crucial na evolução, trazendo grandes vantagens evolutivas:
 Maiores dimensões, mantendo-se a relação área/volume, ideal para as trocas com o meio externo;
Maior diversidade, proporcionando melhor adaptação a diferentes ambientes;
 Diminuição da taxa metabólica, resultado da especialização celular que permite uma utilização da energia mais eficaz;
 Maior independência relativamente ao meio ambiente, devido a uma eficaz homeostasia (equilíbrio do meio interno).



. Reflexão:
Já tínhamos visto a evolução das células procarióticas para células eucarióticas, agora debruçamo-nos na origem dos organismos multicelulares. Tudo terá começado devido ao aparecimento das colónias, que se foram tornando cada vez maiores e com um grau mais elevado de interdependência entre as suas células. Por sua vez, as células foram-se especializando no desempenho de determinadas funções, o que conduziu à formação dos tecidos, órgãos,… Na história evolutiva, podemos dizer que, há medida que foi aumentando a especialização, a vida na Terra transformou-se numa infinita diversidade. Assim, explicar os mecanismos através dos quais os seres pluricelulares se diversificaram e povoaram a Terra é um desafio que se coloca à Biologia de forma tão interessante quanto polémica.

. Fontes:
http://www.esplanhoso.net/biogeo11/texto9-unicelularmulticelular.htm


Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3