Ordem: Mamíferos Cetáceos
Família: Delphinidae
Nome científico: Delphibus delphis
Estado: em risco
_DESCRIÇÃO:São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua alimentação consiste basicamente em peixes e lulas.
_LONGEVIDADE: Podem viver de 25 a 30 anos
_HÁBITOS:Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
_CURIOSIDADES: A excelente inteligência que possuem é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem uma grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, excepto o homem, tem uma diversidade tão grande de comportamentos que não estejam directamente ligados às actividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido orientação por ecos ou biosonar, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
.Reflexão:
Os golfinhos foram desde sempre animais que me fascinaram devido, à sua inteligência e ao comportamento que têm quando estão em contacto com o homem. No entanto, estes fabulosos animais são perseguidos por tubarões, orcas segundo respectivas as teias alimentares marinhas e pelo próprio ser humano que, na maioria das vezes, procede à caça ilegal deste cetáceo e destrui vários habitats marinhos! Sem dúvida, que os golfinhos são dos animais mais admirados por mim, dada a sua beleza e as suas habilidades, mas também graças ao seu sistema acústico que lhe permite obter informações sobre outros animais e o ambiente, pois estes conseguem produzir sons de alta frequência!
.Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho