domingo, 23 de maio de 2010

Ser vivo da semana... Grou-japonês


Nome científico: Grus japonensis

Família: Gruidae

Ordem: Guiformes

Estado: Em perigo



_ DESCRIÇÃO: O macho e a fêmea são similares. No macho, as plumas da cara e do pescoço são negras, e na fêmea, de cor cinza-escuro. Têm as patas maiores, relativamente ao corpo

_ HÁBITOS: Proteger extremosamente o ninho e as crias.

_ ALIMENTAÇÃO: Consiste em sementes, folhas, tubérculos e raízes de plantas aquáticas. Também se alimenta de insectos, peixes, répteis e anfíbios.

_ NIDIFICAÇÃO: Ocorre em Terra. A fêmea passa a maior parte do tempo a encubar e o macho protege o ninho. Ambos alimentam as crias.

_ CONSERVAÇÃO: Esta espécie reproduzia-se em quatro ilhas do Japão, mas devido à caça e à destruição do seu habitat, a sua população reduziu-se consideravelmente. No entanto, graças a um programa de protecção nos anos vinte do século passado, a população aumentou de 20 para 600 exemplares e continua a aumentar na actualidade. Estima-se que a populção seja de 1700 a 2000 indivíduos.


. Reflexão:
Um dos aspectos que torna os grous conhecidos é a sua elegante dança nupcial, em que o macho conquista a fêmea e quando estabelecem um casal este é estável e pode durar toda a vida. Esta dança de acasalamento é bastante curiosa, no entanto, outro pormenor que me impressionou, foi o facto de passarem a maior parte do tempo a caminhar, por esse motivo, é que têm as patas compridas, relativamente ao corpo.
Na minha opinião, são aves esbeltas com uma aparência peculiar e uma dança de corte original. Apesar de tudo, o grou-japonês está em perigo de extinção, muito graças ao Homem!!!



. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3