domingo, 30 de maio de 2010

Ser vivo da semana... Pirarucu


Nome científico: Arapaima Gigas

Família: Osteoglossidae

Ordem: Osteoglossiformes

Estado: Vulnerável



_ DESCRIÇÃO: Pode medir quase 5 m e pesar até 200 kg. Tem escamas grossas e grandes. A bexiga natatória funciona como um órgão de respiração, com o qual pode tomar ar e sobreviver em águas pantanosas e pobres em oxigénio.

_ ALIMENTAÇÃO: Grande variedade de peixes.

_ HABITAT: Lagos e rios de pouca corrente. Encontra-se nos rios da América do Sul, principalmente na bacia do Amazonas.

_CONSERVAÇÃO: Durante as últimas décadas foram criados programas de reprodução em cativeiro em estabelecimentos de piscicultura no Peru e em alguns países como na Guiana, que realiza uma pesca controlada.

. Reflexão:
O piracucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo e pertence ao grupo dos peixes lênticos, dado que vive em águas paradas. No entanto, está vulnerável à extinção, mais uma vez por culpa do homem, devido, entre outras causas, à sobreexploração pesqueira e à alteração dos habitats aquáticos, pela contaminação através dos resíduos urbanos e industriais.
Este é um peixe que apenas está confinado à zona amazónica, logo se não tivessem sido criados os programas de conservação, já poderia estar extinto. O homem tenta reparar as atrocidades que faz na Natureza, mas a melhor forma de provar que a respeita, é acautelar-se de que não a destrui!!!

. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3