quinta-feira, 6 de maio de 2010

Deformações


As rochas que integram a litosfera estão sujeitas a tensões, forças exercidas por unidade de área, resultantes dos movimentos tectónicos. Quando nas rochas actuam tensões, estas podem sofrer deformações que podem ser reversíveis ou elásticas, como irreversíveis ou plásticas.

A tensão é a força exercida por unidade de área uma rocha, sendo que existem 3 tipos de tensões:

- Tensões de compressão, conduzem à diminuição do volume da rocha na direcção paralela à direcção das forças. Estas tensões podem resultar na fractura das rochas.

- Tensão de distensão, conduzem ao alongamento da rocha, na direcção paralela à direcção das forças.

- Tensão de cisalhamento, causam a deformação na rocha por movimentos paralelos e opostos.

Respostas à tensão

- Deformação elástica: é uma deformação reversível. Quando cessa o estado de tensão, o material recupera a forma/volume iniciais e verifica-se quando a tensão exercida na rocha não supera o seu limite de elasticidade.

- Deformação plástica: é permanente e irreversível. Ocorre acima do limite de elasticidade, em que se altera a forma e o volume dos materiais, mesmo que cesse a actuação do estado de tensão. Em algumas condições ambientais, devido à contínua acção do estado de tensão, as rochas atingem o limite de resistência máxima (limite de plasticidade), entrando em ruptura (deformação frágil, que origina deformações descontínuas).

Comportamento dos materiais

Os materiais, quando sujeitos a tensões, apresentam diferentes comportamentos de natureza frágil e de natureza dúctil. Uma mesma rocha, sujeita a condições de pressão e temperatura distintas, pode apresentar comportamentos diferenciados.
Os limites tectónicos são zonas onde existem grandes pressões e, portanto, os materiais sofrem alterações. Com o aumento da temperatura, o limite de elasticidade dos materiais aumenta, tornando-se mais dúcteis. A temperatura é superior em profundidade, pelo que os materiais nestas circunstâncias são mais plásticos do que à superfície.
À superfície, tanto a pressão como a temperatura são menores, pelo o que os materiais geológicos apresentam um comportamento elástico, seguido de ruptura. Diz-se que a deformação ocorre em regime frágil. Os regimes dúcteis e frágeis estão associados, respectivamente, a dobras e falhas
.

. Reflexão:

Quando pensamos na actividade interna da Terra, recordamo-nos imediatamente de vulcões e sismos, no entanto, não nos podemos esquecer das tensões, elas deformam a estrutura da crusta, alterando o seu volume e a sua forma. Estes processos lentos e graduais serão abordados nas próximas postagens.

. Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deforma%C3%A7%C3%A3o
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3