domingo, 9 de maio de 2010

Ser vivo da semana... Ornitorrinco


Nome cientifico: Ornithorhynchus anatinus

Família: Ornithorhynchidae

Ordem: Monotrema

Estado: Vulnerável



_DESCRIÇÃO: é a única espécie da sua família. Mede entre 30 e 45 cm de comprimento e pode chegar a pesar mais de 4 kg. Uma das suas peculiaridades é o bico parecido com o dos patos, embora esteja coberto por pele e tenha o tacto muito apurado.

_HABITAT: passa grande parte do tempo nos rios e lagos de água doce e nidifica em túneis. O ninho que constrói á parecido com o dos pássaros e é aí que põe os ovos.

_TIPO DE ALIMENTAÇÃO: alimenta-se principalmente de plantas que crescem na água, minhocas, girinos e outros pequenos animais. Come grandes quantidades de comida ; numa noite pode ingerir o equivalente ao seu próprio peso.

_HÁBITOS: é um animal noctívago, e prefere sair para comer depois de anoitecer. De dia pode ser visto a descansar nas margens dos rios e ribeiras.


. Reflexão:
Os ornitorrincos, tais como os outros monotremas, são considerados por alguns cientistas muito primitivos na escala evolutiva, dado serem os únicos mamíferos que se reproduzem através de ovos. No entanto, na minha opinião continuam a ser animais formidáveis, pois possuem a pele de uma toupeira, patas de rã, cauda de pastor, bico de pato. Sem dúvida que são animais muito especiais, que reúnem um conjunto de características, que os tornam muito peculiares na Natureza.



. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3