Quando se ultrapassa o limite de elasticidade das rochas estas deformam-se permanentemente e em resposta a forças compressivas formam-se dobras. Uma dobra é uma deformação em que se verifica o encurvamento de superfícies originalmente planas. Resultam de rochas com comportamento dúctil. Podem ser caracterizadas pelos seguintes elementos:
As dobras podem ser classificadas de acordo com a sua disposição espacial e a idade das rochas que as constituem.
A orientação das dobras é feita através do levantamento de dois parâmetros: a direcção da dobra e a inclinação da dobra.
-Direcção da dobra: ângulo entre a linha N-S e a linha de intersecção do plano dado com o plano horizontal (linha horizontal do plano ou directriz).
- Inclinação: ângulo definido entre a linha de maior declive (pendente) da superfície planar considerada com um plano horizontal, este ângulo varia entre 0º e 90º.
. Reflexão:
As dobras são resultado da aplicação de forças compressivas em rochas com comportamento dúctil. Estas conformações proporciam-nos das mais belas vistas do mundo e também o armazenamento de petróleo, muitas vezes funcionam\funcionaram como verdadeiras armadilhas petrolíferas, em que os hidrocarbonetos ficaram aprisionados e que a exploração é rentável para o Homem.
. Fontes:
http://divulgarciencia.com/categoria/dobras/