sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dobras

Uma dobra é uma deformação em que se verifica o encurvamento de superfícies originalmente planas. As dobras resultam da actuação de tensões em compressão em rochas com comportamento dúctil.



Quando se ultrapassa o limite de elasticidade das rochas estas deformam-se permanentemente e em resposta a forças compressivas formam-se dobras. Uma dobra é uma deformação em que se verifica o encurvamento de superfícies originalmente planas. Resultam de rochas com comportamento dúctil. Podem ser caracterizadas pelos seguintes elementos:


As dobras podem ser classificadas de acordo com a sua disposição espacial e a idade das rochas que as constituem.

Quanto à sua disposição espacial podem ser: antiforma – se a concavidade ou abertura se encontra virada para baixo; sinforma – se a concavidade ou abertura se encontra virada para cima; neutra – se a concavidade ou abertura estiver disposta horizontalmente. Em relação à idade, a dobra pode ser anticlinal se apresentar no seu núcleo as rochas mais antigas, e sinclinal se tiver no seu núcleo as rochas mais recentes.

A orientação das dobras é feita através do levantamento de dois parâmetros: a direcção da dobra e a inclinação da dobra.

-Direcção da dobra: ângulo entre a linha N-S e a linha de intersecção do plano dado com o plano horizontal (linha horizontal do plano ou directriz).

- Inclinação: ângulo definido entre a linha de maior declive (pendente) da superfície planar considerada com um plano horizontal, este ângulo varia entre 0º e 90º.




. Reflexão:

As dobras são resultado da aplicação de forças compressivas em rochas com comportamento dúctil. Estas conformações proporciam-nos das mais belas vistas do mundo e também o armazenamento de petróleo, muitas vezes funcionam\funcionaram como verdadeiras armadilhas petrolíferas, em que os hidrocarbonetos ficaram aprisionados e que a exploração é rentável para o Homem.

. Fontes:

http://divulgarciencia.com/categoria/dobras/
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3