segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ser vivo da semana...Cavalo Marinho


Nome científico: Hippocampus

Ordem: Gasterosteiformes

Família: Syngnathidae

Estado: Vulnerável


_DESCRIÇÃO: Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Existem cerca de 35 espécies de cavalos marinhos.
_ALIMENTAÇÃO:
Baseia-se em pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular.
_ HABITAT:
Vive nas águas temperadas e tropicais.
_REPRODUÇÃO:
Ocorre na Primavera. Os ovos postos pela fêmea e fertilizados pelo macho são guardados numa bolsa na base cauda. Dois meses mais tarde, os ovos rompem-se e o macho realiza violentas contorções para dar à luz a cria. Quando nascem, são transparentes e medem pouco mais de um centímetro. Vão logo para a superfície para encher as suas bolsas de ar. O ritual de acasalamento consiste em dar cambalhotas com a fêmea.


. Reflexão:
Para mim, os cavalos-marinhos são símbolos emblemáticos do oceano caracterizados por terem uma posição erecta e pelo seu aspecto carismático. Uma das particulares que os destaca dos outros animais é que, são os machos que «dão à luz». No entanto, no Extremo Oriente, todos os anos são apanhados milhares, para serem utilizados na medicina local ou para serem vendidos como recordações a turistas, encontrando-se mesmo integrados nos animais ameaçados, cujo o estatuto é vulnerável, é uma pena que por grande culpa do Homem a biodiversidade do nosso planeta esteja cada vez mais reduzida!


. Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo-marinho
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3