Saúde oral influencia capacidade de raciocínio
Um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, refere que uma boa higiene oral pode ajudar os adultos a manterem o raciocínio saudável.
Segundo o artigo publicado na última edição do Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry , as pessoas com mais de 60 anos com problemas nas gengivas têm mais dificuldades em lembrar-se de uma sequência de três palavras passado algum tempo. Além disso, têm o dobro de probabilidade de não passarem em testes feitos com cálculos de subtracção de números com três dígitos.
Os investigadores recorreram a mais de 2300 homens e mulheres para analisarem a sua saúde oral para observar o seu raciocínio.No geral, 5,7 por cento dos adultos mostraram problemas em completar alguns testes de memória e 6,5 por cento não conseguiram completar os testes de subtracção. Os participantes com maiores níveis de bactérias tiveram os piores resultados nestes testes.
De entre outros factores de risco para a perda de funções mentais, os investigadores destacaram as inflamações causadas em todo o corpo devido ao mau estado da saúde oral. Outras investigações já associaram este problema com outras doenças, como a diabetes e o Alzheimer.
. Reflexão:
Estamos sempre aprender, ter uma boa higiene oral não só previne as cáries, como outros problemas dentífricos, como também influencia a capacidade de raciocínio nos adultos. Por isso, quanto mais cedo forem incutidos os bons hábitos de saúde oral aos mais pequenos, melhor serão as capacidades cognitivas destes a médio e longo prazo!!!!
. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37034&op=all#cont