quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Notícia #14

Descoberto planeta extra-solar relativamente pequeno mas com muita água


Um planeta extra-solar de pequeno tamanho, comparativamente com outros planetas extra-solares, mas possivelmente com muita água, foi descoberto em redor de uma estrela pouco maciça, revela um estudo publicado hoje na revista Nature. O planeta está localizado a 42 anos-luz da Terra. Fica situado num raio 2,7 vezes igual ao do planeta "azul" e tem uma massa correspondente a 6,6 vezes a da Terra.


O tamanho e a composição do GJ 1214b, assim se chama o planeta, inserem-no na categoria "intermediária entre a Terra e os gigantes gasosos como Jupiter e Saturno", segundo David Charbonneau (na imagem), investigador da Universidade de Harvard, Estados Unidos, e a sua equipa, que inclui astrónomos do Observatório de Genebra, Suíça, e de outros institutos europeus.

A descoberta representa "um passo importante" na pesquisa de planetas semelhantes à Terra, salienta Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos, num comentário divulgado na revista Nature.

Para encontrar o planeta, os astrónomos usaram oito pequeninos telescópios para medir a variação da luminosidade de duas mil estrelas.

Ao todo, já foram descobertos 412 planetas extra-solares, estes dados foram divulgados esta terça-feira no catálogo na Internet "exoplanet.eu".


. Reflexão:
A descoberta deste planeta pode ser um passo importante para o estudo do aparecimento da vida na Terra e pode contribuir indirectamente para o conhecimento que se tem do planeta, podendo possibilitar novas estratégias para assegurar a qualidade da água. Não sabia que o número de planetas descobertos já rondava um número tão grande, assim, também se demonstra que a ciência não pára e não nos podemos esquecer de que a tecnologia é uma das suas aliadas de peso!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38052&op=all
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3