Cabo Verde homenageia Charles Darwin com exposição na Biblioteca Nacional
A exposição na Cidade da Praia encerra as comemorações do bicentenário do nascimento de Charles Darwin em Cabo Verde, onde o investigador britânico esteve no início da sua viagem à volta do Mundo. A exposição, inaugurada ontem à noite na Biblioteca Nacional local, na presença do presidente cabo-verdiano Pedro Pires, conta a vida e a obra do naturalista britânico.
Apresenta também alguns relatos do jovem, então de 22 anos, sobre a sua passagem pelo arquipélago, em 1832.
Palestras, conferências, exposições e vários livros e brochuras marcaram as celebrações em Cabo Verde.
A Cidade da Praia foi a primeira escala de Charles Darwin descrita em «A Viagem do Beagle», que possibilitou ao naturalista inglês a elaboração da sua teoria sobre a origem das espécies.
O livro, publicado em 1839, tem como base o diário de bordo escrito por Charles Darwin durante a viagem no navio Beagle, da Marinha Real britânica, entre 1831 e 1836.
Naturalista identificou 210 novas espécies
Uma das etapas iniciais da viagem do Beagle, sob o comando do capitão britânico Robert Fitzroy, foi na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, e a tripulação desembarcou na Cidade da Praia a 16 de Janeiro de 1832.
Charles Darwin, cujo nome foi recentemente dado a uma das principais avenidas da Cidade da Praia, mostrou grande interesse pelos aspectos humanos e geográficos de Cabo Verde, além da fauna e flora da região.
Há 177 anos, Darwin identificou 210 novas espécies (média de 21 por dia): 123 invertebrados, 42 plantas e algas, 21 insectos e aracnídeos, nove peixes, oito aves, cinco répteis e dois mamíferos.
. Reflexão:
Estamos num ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de Darwin, assim como, os 150 anos da publicação do Livro «A origem das Espécies». Cabo Verde tal como outros países do Mundo, assinalou a data promovendo palestras e exposições e inaugurou mesmo uma Avenida em Nome deste Evolucionista. Na minha opinião foi um tributo merecido, dado que Cabo Verde contribuiu para a sua Grande Obra e foi referenciado como um local de passagem e de estudo. Sinceramente, há medida que aprofundo os meus conhecimentos acerca deste naturalista, fico surpreendida como num mundo tão difícil de conquistar Darwin conseguiu, lentamente se impor!!!!