Transporte
Durante o transporte, os materiais sólidos experimentam sucessivas alterações. De entre as modificações experimentadas pelos detritos durante o transporte, destacam-se o arredondamento e a granotriagem.
Arredondamento - os detritos, devido ao choque entre eles, vão perdendo as arestas e vértices, ficando a superfície progressivamente lisa e curva. Pelo grau de arredondamento, pode analisar-se a duração do transporte.
Granotriagem - as partículas são seleccionadas e separadas consoante o seu tamanho, forma e densidade. Um sedimento considera-se bem calibrado quando os detritos têm, aproximadamente, o mesmo tamanho.
Sedimentação
Quando o agente transportador perde energia, os materiais, depositam-se, contribuindo, então, para a formação de sedimentos. O processo de deposição dos materiais designa-se de sedimentação.
A deposição dá-se em regra, segundo camadas sobrepostas, horizontais e paralelas.
As diferentes camadas denominam-se estratos. As superfícies aproximadamente planas, que separam diferentes estratos denominam-se superfícies de estratificação. A superfície superior ao estrato denomina-se tecto e a que fica por baixo é chamada muro.
. Reflexão:
O transporte dos materiais pode ocorrer em solução ou sob a forma de fragmentos sólidos de diferentes dimensões, assim, os cursos de água desempenham um importante papel a este nível, já que têm a capacidadade de transportar sedimentos de grandes diemnsõe spor arrastamento e rolamento, de dimensões intermédias por saltação e conseguem deslocar os detritos mais reduzidos através de suspensão. Existem outros agentes transportadores, como o vento. Se nos debruçarmos sobre a acção da água na formação das rochas sedimentares verificamos, que esta é importante em todas as fases, tal não poderia acontecer de outro modo, já que estamos num «Planeta azul»!!!!!
. Fontes:
http://www.netxplica.com/