quinta-feira, 11 de março de 2010

Meteorização química

A meteorização química consiste na transformação química dos minerais existentes na rocha-mãe devido à acção da água e dos gases atmosféricos. Muitos dos minerais constituintes das rochas são estáveis no ambiente em que se formaram, mas tornam-se instáveis nas novas condições superficiais.

Os principais agentes desta alteração mineralógica são a água, o oxigénio, o dióxido de carbono atmosféricos e a temperatura, que influencia a velocidade das reacções.

Hidrólise - são reacções de alteração química que envolvem água.


O dióxido carbónico atmosférico pode reagir com a água, formando ácido carbónico, que se dissocia.
Os feldspatos, nos granitos, são alterados pelas águas acidificadas.


Na reacção considerada, o ião H+ substitui o ião K+ na estrutura do feldspato. Deste modo, a rede cristalina altera-se formando um mineral de argila, a caulinite. Esta transformação denomina-se caulinização. O ião potássio e a sílica podem ser removidos pela água.
Os minerais de argila são produtos finais da meteorização química de muitos minerais, sendo bastante estáveis nas condições superficiais.

Oxidação - reacções que envolvem oxigénio.

Muitos minerais contêm ferro na sua constituição. Esse ferro pode ser facilmente oxidado, passando de ferroso (Fe2+) a férrico (Fe3+). Esta oxidação é muito rápida em presença da água e origina um mineral novo, de cor avermelhada, a hematite.



Carbonatação - As águas acidificadas podem reagir, com a calcite (carbonato de cálcio), formando produtos solúveis. Assim, os calcários são alterados através do processo químico que se designa por carbonatação.
O cálcio e o hidrogenocarbonato são removidos em solução, deixando somente as impurezas insolúveis.
O calcário contém, geralmente, sílica e argila misturadas, e como essas substâncias não são solúveis ficam no local, preenchendo bolsas e depressões. Esses depósitos, de cor avermelhada, denominam-se terra rossa.

. Reflexão:

A meteorização química está envolvida, por exemplo na degradação dos calcários. Assim, quando águas acidificadas reagem com a calcite de certos monumentos vai dar origem a hidrogenocarbonatos e ao ião cálcio, sendo assim o mineral destruído. Nem em todas as situações à a destruição dos minerias constituintes da rocha, na oxidação um mineral transforma-se noutro, este processo provoca o aparecimento de ferrugem (quando ocorre a oxidação do ferro).

. Fontes:
http://www.netxplica.com/

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3