sexta-feira, 12 de março de 2010

Notícia #23

Cratera gigante descoberta no Congo

Estudo revela que terá sido provocada pelo impacto de um meteorito há 145 milhões de anos

Uma cratera gigante foi identificada em Wembo Nyama, no Congo. Devido à desflorestação ocorrida nos últimos anos, o «buraco» com 46 quilómetros de largura tornou-se visível.
A equipa italiana de cientistas da Universidade de Pádua, que realizou o estudo, afirma que se trata de uma cratera provocada pelo impacto de um asteróide com dois quilómetros de largura, há 145 milhões de anos.


O estudo, apresentado por Giovanni Monegato na conferência de Ciência Lunar e Planetária, que decorreu a semana passada em Woodlands, Texas, explica que a forma da cratera ficou destacada pela desflorestação e por o rio Uniam um afluente do Lomani, correr à sua volta.

A parte central do círculo é irregular e tem 550 metros de altitude. Esta zona eleva-se mais 60 metros acima da depressão por onde circula o rio, o que acontece normalmente em crateras criadas por impacto.

As bordas da cratera não se encontram bem definidas o que pode explicar-se, segundo os especialistas, pelo desgaste e a erosão que acontece num clima tropical.

A investigação sobre a cratera vai continuar. A equipa vai examinar as rochas para encontrar pistas que confirmem de forma definitiva que se trata de uma cratera provocada pelo impacto de um meteorito.

Uma das formas de o provar será a análise do quartzo, um mineral que fica deformado quando pressionado por uma força massiva.

. Reflexão:

Esta cratera foi descoberta acidentalmente devido à implementação de más medidas de ordenamento de território. A floresta tropical em que esta se inseria foi destruída, quase de certeza para se construirem urbanizações e outros empreendimentos turísticos. Deste modo, problemas como aquecimento global são agravados, sendo as suas consequências visíveis em diversos locais do planeta (é o caso das chuvas ácidas em várias regiões e do aumento do nível médio das águas do mar). Por outro lado, espero que os estudos desta cratera, realmente revelem o impacto de um meteorito, para assim ser possível compreender mais uma parte da História do nosso planeta!!!!

. Fontes:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=40522&op=all#cont
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3