quarta-feira, 24 de março de 2010

Fósseis e a reconstituição do passado

Os fósseis, que muitas vezes se encontram nos estratos, são também importantes elementos para o estudo do passado da Terra. Eles são restos de seres vivos que foram contemporâneos da génese da rocha que os contém ou simples vestígios da sua actividade (pegadas, ninhos, fezes fossilizadas). A fossilização é o processo que conduz à conservação dos vestígios dos seres vivos nas rochas sedimentares e consiste no isolamento dos restos orgânicos por uma camada envolvente, evitando que estes sejam destruídos por decompositores.


Existem diversos processos de fossilização:

_MOLDAGEM: consiste no desaparecimento das partes moles do organismo, ficando apenas um molde interno (da superfície interna) ou externo (da superfície externa, nos sedimentos) das suas partes duras, como por exemplo, conchas, ossos, dentes, caules ou nervuras. Podem ainda se formar contramoldes dos moldes externos e internos. Certos órgãos achatados, como folhas de plantas, asas de insectos, deixam um tipo especial de moldagem – impressão.


_MUMIFICAÇÃO: situações em que aparecem fósseis de todo ou quase todo o organismo, mesmo das suas partes moles, quando são rapidamente cobertos por um material isolante que evita o contacto com o oxigénio, como resina fóssil ou âmbar, gelo, alcatrão, etc.

_MINERALIZAÇÃO: consiste no preenchimento das partes duras de um organismo por minerais transportados em solução nas águas subterrâneas e que precipitam, como a sílica e a calcite. Os minerais, devido a elevadas condições de pressão, acabam por cimentar e formar uma rocha.

_ICNOFÓSSEIS (marcas fósseis): pegadas, marcas de reptação, rastos, ninhos, fezes, que constituem evidências da actividade do ser vivo cuja marca a litogénese não destruiu. Em baixo, vê-se uma pegada de um dinossáurio carnívoro (Terópode).


Os fósseis permitem aos geólogos estabelecer a idade relativa dos estratos e dão pistas para a reconstituição dos paleoambientes.



. Reflexão:

Os fósseis são importantíssimos para o estudo do passado da Terra, infelizmente só uma pequena fracção dos indíviduos que viveram na antiguidade geológica foram preservados. A maioria foi destruída após a morte.
Isto acontece, porque a fossilização exige condições rigorosas, como as de anaeroribose, a circulação de águas pobres em oxigénio, entre outras condições. Salienta-se ainda que a preservação das partes duras é mais favorável do que as moles, assim como os primeiros organismos seriam mais simples e por isso, «moles» os registos destes são praticamente inexistentes.


. Fontes:

http://maisbiogeologia.blogspot.com/2009/03/rochas-sedimentares-arquivos-historicos.html
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3