terça-feira, 20 de abril de 2010

Magmatismo: diversidade de magmas


O magma é uma mistura complexa de materiais fundidos, alguns cristais, fragmentos rochosos, tem uma componente gasosa variável e é essencialmente silicatado. Resulta da fusão das rochas em profundidade do manto superior (magma primário) ou da crusta inferior (magma secundário), reflectindo deste modo o interior rochoso do nosso planeta.

Os magmas que originam as rochas magmáticas podem ser enquadrados em três tipos, definidos em função do seu teor em sílica:

- MAGMAS BÁSICOS OU BASÁLTICOS - são pobres em sílica (menos de 52% de SiO2) e ricos em minerais ferromagnesianos; são fluidos, com temperaturas bastante elevadas; estes magmas formam-se nos limites divergentes das placas e pontos quentes oceânicos, e resultam da fusão de materiais do manto superior; quando o seu arrefecimento se dá à superfície originam rochas como o basalto, enquanto que se for em profundidade originam rochas como o gabro.

- MAGMAS INTERMÉDIOS OU ANDESÍTICOS - contêm entre 53% e 64% de SiO2, formam-se devido à colisão entre uma placa continetal e uma placa oceânica (zona de subducção); resultam da fusão de rochas do manto e da crusta em condições particulares de pressão e temperatura, e na presença de água; quando consolidam à superfície originam andesito, e em profundidade originam o diorito.

- MAGMAS ÁCIDOS OU RIOLÍTICOS - ricos em sílica (entre 65% e 77% de SiO2), mas pobres em minerais ferromagnesianos; viscosos e com temperaturas baixas; sao formados nos limites convergentes de placas e pontos quentes continentais; podem originar granito em profundidade e riólito à superfície.


. Reflexão:
Podemos dizer que a maioria dos magmas se forma em fronteiras de placas litosféricas. Em zonas de subducção, é importante salientar que a junção de água aos materiais desloca o ponto de fusão para temperaturas mais baixas. Assim, o material começa a fundir a uma temperatura inferior áquela que fundiria na ausência de água. Por sua vez, o material fundido, por ser menos denso do que as rochas envolventes, ascende. O magma característico destas regiões é andesítico.
. Fontes:

http://www.netxplica.pt/
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3