sábado, 17 de abril de 2010

Notícia #26


Vulcão da Islândia afecta saúde pública, traz perigos geológicos e confunde reactores de aviões

Horas de espera nos aeroportos. O caos está instalado no Norte da Europa e já começa a afectar o resto do continente. Este é o cenário mais visível como consequência da erupção do vulcão do glaciar Eyjafjllajokull, no Sul da Islândia, ocorrida há dois dias. No entanto, a actividade afecta especialmente a saúde pública e traz perigos geológicos.


A cinza criada pela erupção do vulcão islandês é muito densa. Segundo Teresa Ferreira, investigadora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores, ainda é muito cedo para saber as reais consequências. “Tudo aquilo que se possa dizer é muito especulativo, porque ainda pode mudar de características – depende da duração da erupção e da sua intensidade”.

Em termos globais, o impacto já ultrapassou os domínios da Islândia, visível na questão do tráfego aéreo.Grande parte dos voos europeus já foram cancelados, isto porque “os aviões a jacto mantêm-se através da aspiração do ar que entra nas câmaras de combustão e como as cinzas são microscópicas e de composição silicatada – material cuja temperatura é da ordem dos mil graus ou superior e se vão fundir – os espaços que mantêm os motores ficam entupidos e fazem com que estes se apaguem”.


Queda de cinza no resto da Europa

Embora a actividade seja num local pouco povoado, as cinzas depositam-se em áreas de cultivo e levou à evacuação local. “A inalação de enxofre é muito prejudicial para a saúde pública”, aferiu ainda a investigadora. E acrescenta: “Poderá vir a ocorrer queda de cinza no resto da Europa e provocar perturbações climáticas, mas ainda é prematuro para saber”.

Ainda em termos locais, "o degelo do glaciar leva ao aumento dos caudais nos rios" e, consequentemente, a "danos nas pontes". Esta é “uma erupção subglaciar com características hidrovulcânicas e a maior explosividade resulta da erupção do magma com a água – o que leva à fusão do gelo do glaciar”, sublinhou igualmente a especialista da unidade científica.

. Reflexão:

Na minha opinião, uma erupção vulcânica é algo espectacular, no entanto, pode ser uma das catástrofes naturais mais destruídoras.
Este vulcão na Islândia, não está a afectar só este país, mas também grande parte da Europa devido aos gases libertados pelo mesmo, em vários aeroportos está instalado o caos, devido ao cancelamento de voos. Por outro lado, as cinzas estão a percorrer a Europa e a pôr em perigo a saúde pública, principalmente nas regiões mais próximas. Os fumos dos vulcões percorrem o planeta num curto espaço de tempo, mas não tenho memória de uma siuação idêntica a esta.
Agora temos de aguardar para que o vento contribua para a remoção das partículas, que se encontram em suspensão na atmosfera, só deste modo, será restabelecida a normalidade!!!!!

. Fontes:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41744&op=all#cont

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3