quarta-feira, 14 de abril de 2010

Datação relativa

A datação relativa estabelece a ordem pela qual as formações geológicas se constituíram no lugar onde se encontram. A estratigrafia, é assim, o ramo da Geologia que estuda as rochas sedimentares e as suas relações espaciais e temporais.
Entre os diversos princípios de estatrigrafia, destacam-se os seguintes:

_PRINCÍPIO DA SOBREPOSIÇÃO: Numa série de estratos, qualquer estrato é mais recente do que os estratos que estão abaixo dele e mais antigo do que os estratos que a ele se sobrepõem. Por vezes, surgem superfícies de descontinuidades onde ocorreram eliminação de determinados estratos, devido, por exemplo, à erosão.

_PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE LATERAL: Em colunas estratigráficas de dois lugares afastados é possível relacionar cronologicamente estratos idênticos dos dois locais , desde que as sequências de deposição sejam semelhantes.


_PRINCÍPIO DA IDENTIDADE PALEONTOLÓGICA: Estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes e que possuam conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa. Nesta datação, são importantes os fósseis de idade. São bons fósseis de idade aqueles que tiveram um curto período de vida, mas que tiveram uma grande expansão geográfica.


_PRINCÍPIO DA INTERSECÇÃO E DA INCLUSÃO:O princípio da intersecção diz que qualquer estrutura que intersecte vários estratos se formou depois deles, logo, é mais recente. O princípio da inclusão refere que os fragmentos de rocha incorporados num dado estrato são mais antigos do que ele.




. Reflexão:
No final desta matéria, conclui que a geologia utiliza princípios simples para desvendar casos complexos. Através de princípios básicos, os geólogos conseguem interpretar os estratos sedimentares e conhecer as histórias que estes albergam, nomeadamente sobre formas de vida do passado da Terra e também sobre os grandes conhecimentos geológicos!!!


. Fontes:

http://fossilvivo.blogspot.com/2008/09/aula-1.html

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3