domingo, 25 de abril de 2010

Ser vivo da semana... Zebra-de-Grevy

Nome científico: Equus grevyi

Família: Equidae

Ordem: Perissodactyla

Estado: Em perigo



_ DESCRIÇÃO: É a maior zebra. Tem muitas listas finas e verticais e grandes orelhas redondas. Embora seja a mais forte das zebras das planícies, é a mais fácil de domesticar. As patas são listadas quase até ao casco, o abdómen é branco, sem listas e o focinho é preto.


_ HABITAT: Savana africana; além disso, gosta muito de água, pelo que pode ser encontrada frequentemente em pequenas manadas, perto de rios ou lagos.

_ HÁBITOS: Vive em manadas que chegam a ser muito numerosas e que, por vezes, permitem que outros animais se juntem ao grupo, como grous ou búfalos.

_ CONSERVAÇÃO: Estas zebras estão a desaparecer, apesar das medidas de conservação do meio em que habitam e de outras circunstâncias favoráveis.


. Reflexão:

As Zebras pertencem à família dos cavalos e tais como eles, são herbívoras e caracterizados por terem muita força e energia, sendo assim, animais de grande agilidade.
Na minha opinião, a zebra-de-grevy enquadra-se na nobreza da savana, dado que apresenta um visual arrojado com as suas riscas brancas e pretas. Sem dúvida, que todos a associamos a filmes como o de Madagáscar, referindo-nos a ela apenas com o termo zebra e não o pelo seu verdadeiro nome.


. Fontes:

García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3