domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ser vivo da semana...Coala

Classe: Mammalia

Ordem: Diprotodontia

Família: Phascolarctidae

Nome científico: Phascolarctos cinereus


_
DESCRIÇÃO: são mamíferos marsupiais de pêlo cinza e branco.
_HABITAT:
vivem em eucaliptos no Sudeste e Nordeste da Austrália.
_LONGEVIDADE:
vivem em média 14 anos.
_HÁBITOS:
Passam em média 14 horas por dia a dormir, e o restante à procura de alimento. A sua bolsa marsupial situa-se nas costas.
_CONSERVAÇÃO:
encontram-se em vias de extinção desde o início da colonização inglesa na Austrália, pois surgiu o hábito de matá-los para usar a pele destes. Hoje em dia, a caça não é o maior risco, mas sim os incêndios florestais, que matam muitos animais, e a eliminação das árvores onde vivem. Ao perder a sua casa e alimento, o coala muda-se e pode chegar a aldeias ou a cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães.

. Reflexão:
O coala é um mamífero marsupial, pelo facto de as fêmeas terem uma bolsa, o marsúpio, onde guardam os seus filhos enquanto crescem, este foi um dos factos que me despertou interesse por este animal. Uma vez que não sabia que estes, tais como os cangurus possuíam estas bolsas. Só que o coala ao contrário dos marsupiais não possui cauda.
Cada vez que me debruço a pesquisar para este espaço, na maioria das vezes o ser vivo que apresento encontra-se em risco de extinção, e o coala, infelizmente, não foi excepção. Neste caso, temos de ter a consciência de que a continuidade da espécie depende da manutenção do seu habitat e que grande parte dele é ocupado por aglomerados humanos. Sem dúvida que é urgente, que o homem, realize uma exploração racional dos recursos, de outra forma grande parte da biodiversidade mundial será perdida!!!

. Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coala
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3