sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Propriedades físicas dos minerais

Cor dos minerais

A cor é a propriedade mais óbvia na observação de minerais. Muitos minerais têm uma cor constante, designando-se de minerais idiocromáticos (figura 1).Outros minerais não apresentam cor constante, como por exemplo, o quartzo que pode ser incolor, branco ou róseo, entre outras cores. Estes minerais com cor variável chamam-se de alocromáticos (figura 2).






Risca ou traço

A cor do mineral quando reduzido a pó corresponde à risca ou traço. Esta propriedade é importante na identificação de minerais, pois apesar a cor do mineral poder variar, a risca, normalmente, mantém-se constante, podendo, em certos casos, ser diferente da própria cor do mineral. A risca pode ser facilmente determinada friccionando o mineral sobre uma placa de porcelana fosca, muito dura.



Brilho

O brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade de luz reflectida numa superfície de fractura recente do mineral.
Os minerais podem ter brilho metálico, reflectem a luz de um modo semelhante ao dos metais polidos, e brilho não metálico ou vulgar.


Clivagem e fractura

A tendência de um mineral partir segundo direcções preferenciais, desenvolvendo superfícies de ruptura planas e brilhantes, denomina-se de clivagem.
A fractura acontece quando os minerais se desagregam em fragmentos com superfícies mais ou menos irregulares, sem direcção privilegiada.


Dureza

A dureza consiste na resistência que o mineral oferece à abrasão, ou seja, a ser riscado por outro mineral ou por determinados objectos. Esta propriedade é normalmente avaliada em relação à dureza de outros minerais. A determinação da dureza dos minerais é usualmente feita em relação aos termos da escala de Mohs.





Densidade

A densidade absoluta, ou massa volúmica, de uma substância traduz a massa por unidade de volume. A densidade depende da natureza das partículas que constituem o mineral e do tipo de arranjo dessas partículas.

. Reflexão:

Estas características ajudam-nos a identificar os minerais e a classificá-los, mediante vários critérios, os dados fornecidos por estes parâmetros tornam-se essenciais para o estudo da crusta terrestre e no entendimento do plano geológico em que estamos inseridos.

. Fontes:

http://www.netxplica.com/

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3