Jogar «Tetris» faz bem ao cérebro
A equipa de investigadores foi liderada por Richard Haier, da Rede de Investigação da Mente (Mind Research Network) e professor no departamento de neurologia pediátrica da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia.
Este é um dos primeiros estudos desenvolvidos que utiliza os jogos de destreza visual para avaliar os mudanças produzidas no córtex cerebral.
A experiência realizou-se com 26 adolescentes com pouca experiência em jogos de computador. As adolescentes jogaram durante três meses e mostraram uma maior eficiência cerebral bem como um engrossamento no córtex.
Richard Haier considera que o Tetris é bastante complexo para o cérebro porque “requer a utilização de muitos processos cognitivos como a concentração, a coordenação de olhos e mãos, a memória e a solução de problemas visuais e espaciais. Tudo isto de uma forma muito rápida”.
. Reflexão:
É bom sabermos que o Tetris promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas do cérebro existem, assim quando necessitarmos de uma aliado para a nossa ginástica cerebral, poderemos recorrer a este jogo.
Por outro lado, este estudo é pioneiro, quanto à avaliação das mudanças produzidas no córtex cerebral, pelos jogos de destreza. Seria bastante positivo, que outros passatempos também tivessem tão bons resultados. Deste modo, o pensamento e atitude da população mundial seria mais crítica e de certeza, que não seriam cometidos tantos crimes na natureza e no planeta seria um espaço muito melhor.
. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34637&op=all#cont