segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Notícia #1


Maior parque eólico marinho do mundo inaugurado na Dinamarca

Foi ontem inaugurado o maior parque eólico marinho do mundo. Situa-se no Mar do Norte, a 30 quilómetros da costa oeste da Jutlândia, Dinamarca. O seu nome é Horns Rev 2 e vem aumentar o Horns Rev que já estava em funcionamento desde 2002.

O parque é composto por 91 aerogeradores com uma capacidade de produção de 209 megawatts, que poderão fornecer energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 200 mil lares.

A Dinamarca é pioneira na exploração em grande escala de energia eólica, sendo que 20 por cento do seu consumo eléctrico provém desta fonte renovável. O parque tem uma plataforma em alto mar com alojamentos para os trabalhadores, tal como acontece nas plataformas petrolíferas.
A Dinamarca dispõe de mais seis parques eólicos marinhos e já está a planear triplicar a sua capacidade nos próximos quatro anos com a construção de mais três parques ainda maiores do que este.


. Reflexão:
Hoje em dia é cada vez mais importante a utilização das energias renováveis, ainda bem que países desenvolvidos, como a Dinamarca, estejam a recorrer a energias alternativas. Deste modo, a poluição diminuirá, pois não serão emitidos gases que contaminem a atmosfera, dado que a fonte utilizada é considerada limpa. Por outro lado, recursos como os combustíveis fósseis serão poupados. Só assim, vamos conseguir salvar o nosso planeta e como tal, medidas como estas deviam ser tomadas por outros países.


. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=35085&op=all
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3