Este projecto abriu as portas para que no futuro seja possível traçar um cartão de descrição genética, que nos informará sobre o risco que cada um tem para desenvolver certas doenças. Será que todos vamos querer saber? Até que ponto esta descoberta não vai condicionar as nossas vidas? Estas são perguntas que só o tempo e a experiência vão responder, por vezes nem sempre o conhecimento é tão benéfico quanto pensamos.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Genoma humano
Este projecto abriu as portas para que no futuro seja possível traçar um cartão de descrição genética, que nos informará sobre o risco que cada um tem para desenvolver certas doenças. Será que todos vamos querer saber? Até que ponto esta descoberta não vai condicionar as nossas vidas? Estas são perguntas que só o tempo e a experiência vão responder, por vezes nem sempre o conhecimento é tão benéfico quanto pensamos.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Notícia #2
Amanhã é o Dia Europeu sem carros
A campanha “Na Cidade sem o meu Carro!” teve início em França, em 1998. A Comissão Europeia passou a adoptá-la a partir de 2000, através da criação do “Dia Europeu sem Carros” – dia 22 de Setembro – com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos.
Os principais objectivos do Dia Europeu sem Carros consistem em:
_ “Sensibilizar as pessoas para optarem pelos Transportes Públicos ou por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular;
_ Criar uma oportunidade para experimentar essa mudança e para viver a cidade ou a vila de forma diferente;
Esta campanha é propícia para que as autarquias promovam junto aos seus munícipes novas iniciativas de melhoria da mobilidade urbana, tais como novas ciclovias e zonas pedonais, sistemas melhorados de transporte colectivo, aluguer/empréstimo de bicicletas e partilha de viaturas (por exemplo, por empregados duma mesma empresa), entre outras. Cada autarquia é responsável por estabelecer as zonas onde será limitada a entrada de veículos automóveis e as excepções a essas limitações, incluindo transportes públicos, ambulâncias, veículos ao serviço de deficientes motores e viaturas que transportem produtos alimentares perecíveis.
Todos nós podemos participar nesta campanha para tal basta, por exemplo, irmos para a escola a pé ou de bicicleta, assim estaremos a melhorar a nossa qualidade de vida e a de aqueles que nos rodeiam. Desta forma, estimaremos melhor o nosso planeta e neste caso durante um dia, poderemos usufruir de uma oportunidade de mudança de rotina.
Notícia #1
Foi ontem inaugurado o maior parque eólico marinho do mundo. Situa-se no Mar do Norte, a 30 quilómetros da costa oeste da Jutlândia, Dinamarca. O seu nome é Horns Rev 2 e vem aumentar o Horns Rev que já estava em funcionamento desde 2002.
O parque é composto por 91 aerogeradores com uma capacidade de produção de 209 megawatts, que poderão fornecer energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 200 mil lares.
Hoje em dia é cada vez mais importante a utilização das energias renováveis, ainda bem que países desenvolvidos, como a Dinamarca, estejam a recorrer a energias alternativas. Deste modo, a poluição diminuirá, pois não serão emitidos gases que contaminem a atmosfera, dado que a fonte utilizada é considerada limpa. Por outro lado, recursos como os combustíveis fósseis serão poupados. Só assim, vamos conseguir salvar o nosso planeta e como tal, medidas como estas deviam ser tomadas por outros países.
sábado, 19 de setembro de 2009
+ Para saber mais: O DNA não é imutável
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 9 – Ciências da Vida ; Santillana Constância; 2008.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Estrutura do DNA
As quatro bases heterocíclicas presentes nos nucleótidos de DNA pertencem à família das purinas (A e G) e das pirimidinas (C e G).
A designação dada ao nucleótido encontra-se relacionada com a respectiva base azotada que o compõe.
O DNA é um ácido nucleíco bicatenário e apresenta duas cadeias de nucleótidos complementares, de acordo com o emparelhamento obrigatório das bases constituintes dos nucleótidos que compõem o DNA: A-T e G-C.
Os desoxirribonucleotidos de uma cadeia simples de DNA estão ligados entre si través de uma ligação fosfodiéster entre o carbono 3' do nucleotídeo anterior e o carbono 5' do nucleotídeo posterior. Deste modo, a cadeia de DNA apresenta uma extremidade livre, a 3' com um grupo hidroxilo e uma extremidade 5' livre com um grupo fosfato.
O DNA apresenta uma estrutura secundária sob a forma de “dupla-hélice” formada por duas cadeias antiparalelas (com sentidos opostos, designando-se uma por 3’-5’ e a outra por 5’-3’), ligadas pelo estabelecimento de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas complementares das duas cadeias.
http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=224
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Apresentação do blog
Apesar de já ter tido um blog no outro ano lectivo, decidi criar um novo, devido a problemas de formatação. Aviso os seguidores do outro portefólio que grupos, como a medicina e os seus progressos ou o ser vivo da semana integrarão este espaço e outros serão criados para dinamizar o meu trabalho.
Deste modo, periodicamente, serão publicados neste portefólios trabalhos realizados no decorrer do ano lectivo, assim como a minha reflexão pessoal e crítica acerca dos temas publicados.