quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Notícia #14

Descoberto planeta extra-solar relativamente pequeno mas com muita água


Um planeta extra-solar de pequeno tamanho, comparativamente com outros planetas extra-solares, mas possivelmente com muita água, foi descoberto em redor de uma estrela pouco maciça, revela um estudo publicado hoje na revista Nature. O planeta está localizado a 42 anos-luz da Terra. Fica situado num raio 2,7 vezes igual ao do planeta "azul" e tem uma massa correspondente a 6,6 vezes a da Terra.


O tamanho e a composição do GJ 1214b, assim se chama o planeta, inserem-no na categoria "intermediária entre a Terra e os gigantes gasosos como Jupiter e Saturno", segundo David Charbonneau (na imagem), investigador da Universidade de Harvard, Estados Unidos, e a sua equipa, que inclui astrónomos do Observatório de Genebra, Suíça, e de outros institutos europeus.

A descoberta representa "um passo importante" na pesquisa de planetas semelhantes à Terra, salienta Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos, num comentário divulgado na revista Nature.

Para encontrar o planeta, os astrónomos usaram oito pequeninos telescópios para medir a variação da luminosidade de duas mil estrelas.

Ao todo, já foram descobertos 412 planetas extra-solares, estes dados foram divulgados esta terça-feira no catálogo na Internet "exoplanet.eu".


. Reflexão:
A descoberta deste planeta pode ser um passo importante para o estudo do aparecimento da vida na Terra e pode contribuir indirectamente para o conhecimento que se tem do planeta, podendo possibilitar novas estratégias para assegurar a qualidade da água. Não sabia que o número de planetas descobertos já rondava um número tão grande, assim, também se demonstra que a ciência não pára e não nos podemos esquecer de que a tecnologia é uma das suas aliadas de peso!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38052&op=all

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Documentário: O que Darwin não sabia III



. Reflexão:
Tal como Darwin propôs que completassem o seu trabalho, assim, no documentário assiste-se aos contributos que foram dados por outros cientistas.
Evidencia-se o papel De Vries que vi ao encontro do Darwinismo e que introduz o termo «mutação».
Refere-se também que Weissmann se apercebeu que os espermatozóides e os óvulos se isolavam rapidamente do corpo, justificando, deste modo, o porquê da Teoria de Lamarck estar errada. Segundo, este cientista «Só o esperma e os óvulos têm a hipótese de alcançar a imortalidade», isto vai contra ao Lamarckismo, dado que se prova que as características adquiridas por uma população mão são transmitidas às gerações seguintes.
Valoriza-se ainda Mendel, que na actualidade é considerado o pai da genética, no entanto neste episódio não se termina a descrição do seu trabalho. Deste modo, temos de aguardar pelo próximo episódio….

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ser vivo da semana... Tubarão branco

Nome científico: Carcharodon carcharias
Família: Lamnidae
Ordem: Lamniformes
Estado: Vulnerável

_DESCRIÇÃO:
Pode chegar aos 6 metros de comprimento e pesar até uma tonelada. O seu corpo é muito alongado e robusto, com cinco pares de aberturas branquiais. Tem uma cor cinza-escura com padrões azulados e pardos. Os dentes são triangulares com os bordos cerrados.

_ ALIMENTAÇÃO: Quando jovens, alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados marinhos. Em adultos, além disso, comem focas, golfinhos e baleias.

_ REPRODUÇÃO: É vivíparo.

_ HÁBITOS: Agressivos. É o mais temido de os todos tubarões.

_ HABITAT: Mares tropicais e temperados de todo o mundo.


. Reflexão:
Este tubarão é uma personagem imponente dos oceanos, basta nos debruçarmos sobre a sua alimentação para constatarmos tal facto, ele tem a capacidade de abater as animais de grande porte, como golfinhos e baleias, assim se explica porquê que este é o mais temido dos oceanos e pelo próprio homem. Pode ser bastante poderoso, no entanto, as suas presas (golfinhos e baleias) são evoluídas do que ele!!!

. Fontes:
García , Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Documentário: O que Darwin não sabia II




. Reflexão:
Nesta parte, são nos apresentadas as dificuldades que Darwin enfrentou em comprovar a sua teoria, pois não era\é possível recriar cada um dos passos da evolução. Na actualidade, estes obstáculos mantêm-se.
O que mais gostei neste excerto, foi o facto de Darwin ter dedicado um capítulo às fraquezas da sua teoria e aos motivos pelos quais poderia estar errado. Esta atitude demonstra o seu pensamento bem desenvolvido e a sua mente aberta em busca do verdadeiro conhecimento!!!
As gerações seguintes seguiram o seu conselho…


Para saber mais... rinoceronte


O chifre dos rinocerontes foi usado tradicionalmente para fins medicinais, na Ásia e em África, e com fins ornamentais no lémen.

O chifre é constituído por fibras de queratina e os rinocerontes usam-no como arma de defesa.

Durante anos houve uma grande procura, devido às supostas propriedades afrodisíacas, que os comerciantes chegaram a pagar grandes somas em dinheiro pelos chifres. Esta situação potenciou a caça furtiva, que chegou a ser tão indiscriminada que quase extinguiu os rinocerontes de todo mundo.




. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia ; Santillana Constância; 2008.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Notícia #13


Cabo Verde homenageia Charles Darwin com exposição na Biblioteca Nacional

A exposição na Cidade da Praia encerra as comemorações do bicentenário do nascimento de Charles Darwin em Cabo Verde, onde o investigador britânico esteve no início da sua viagem à volta do Mundo. A exposição, inaugurada ontem à noite na Biblioteca Nacional local, na presença do presidente cabo-verdiano Pedro Pires, conta a vida e a obra do naturalista britânico.
Apresenta também alguns relatos do jovem, então de 22 anos, sobre a sua passagem pelo arquipélago, em 1832.

Palestras, conferências, exposições e vários livros e brochuras marcaram as celebrações em Cabo Verde.

A Cidade da Praia foi a primeira escala de Charles Darwin descrita em «A Viagem do Beagle», que possibilitou ao naturalista inglês a elaboração da sua teoria sobre a origem das espécies.

O livro, publicado em 1839, tem como base o diário de bordo escrito por Charles Darwin durante a viagem no navio Beagle, da Marinha Real britânica, entre 1831 e 1836.

Naturalista identificou 210 novas espécies

Uma das etapas iniciais da viagem do Beagle, sob o comando do capitão britânico Robert Fitzroy, foi na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, e a tripulação desembarcou na Cidade da Praia a 16 de Janeiro de 1832.

Charles Darwin, cujo nome foi recentemente dado a uma das principais avenidas da Cidade da Praia, mostrou grande interesse pelos aspectos humanos e geográficos de Cabo Verde, além da fauna e flora da região.

Há 177 anos, Darwin identificou 210 novas espécies (média de 21 por dia): 123 invertebrados, 42 plantas e algas, 21 insectos e aracnídeos, nove peixes, oito aves, cinco répteis e dois mamíferos.

. Reflexão:
Estamos num ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de Darwin, assim como, os 150 anos da publicação do Livro «A origem das Espécies». Cabo Verde tal como outros países do Mundo, assinalou a data promovendo palestras e exposições e inaugurou mesmo uma Avenida em Nome deste Evolucionista. Na minha opinião foi um tributo merecido, dado que Cabo Verde contribuiu para a sua Grande Obra e foi referenciado como um local de passagem e de estudo. Sinceramente, há medida que aprofundo os meus conhecimentos acerca deste naturalista, fico surpreendida como num mundo tão difícil de conquistar Darwin conseguiu, lentamente se impor!!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37839&op=all#cont

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ser vivo da semana...Cavalo Marinho


Nome científico: Hippocampus

Ordem: Gasterosteiformes

Família: Syngnathidae

Estado: Vulnerável


_DESCRIÇÃO: Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Existem cerca de 35 espécies de cavalos marinhos.
_ALIMENTAÇÃO:
Baseia-se em pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular.
_ HABITAT:
Vive nas águas temperadas e tropicais.
_REPRODUÇÃO:
Ocorre na Primavera. Os ovos postos pela fêmea e fertilizados pelo macho são guardados numa bolsa na base cauda. Dois meses mais tarde, os ovos rompem-se e o macho realiza violentas contorções para dar à luz a cria. Quando nascem, são transparentes e medem pouco mais de um centímetro. Vão logo para a superfície para encher as suas bolsas de ar. O ritual de acasalamento consiste em dar cambalhotas com a fêmea.


. Reflexão:
Para mim, os cavalos-marinhos são símbolos emblemáticos do oceano caracterizados por terem uma posição erecta e pelo seu aspecto carismático. Uma das particulares que os destaca dos outros animais é que, são os machos que «dão à luz». No entanto, no Extremo Oriente, todos os anos são apanhados milhares, para serem utilizados na medicina local ou para serem vendidos como recordações a turistas, encontrando-se mesmo integrados nos animais ameaçados, cujo o estatuto é vulnerável, é uma pena que por grande culpa do Homem a biodiversidade do nosso planeta esteja cada vez mais reduzida!


. Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo-marinho

sábado, 5 de dezembro de 2009

Notícia #12


Saúde oral influencia capacidade de raciocínio

Um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, refere que uma boa higiene oral pode ajudar os adultos a manterem o raciocínio saudável.
Segundo o artigo publicado na última edição do Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry , as pessoas com mais de 60 anos com problemas nas gengivas têm mais dificuldades em lembrar-se de uma sequência de três palavras passado algum tempo. Além disso, têm o dobro de probabilidade de não passarem em testes feitos com cálculos de subtracção de números com três dígitos.


Os investigadores recorreram a mais de 2300 homens e mulheres para analisarem a sua saúde oral para observar o seu raciocínio.No geral, 5,7 por cento dos adultos mostraram problemas em completar alguns testes de memória e 6,5 por cento não conseguiram completar os testes de subtracção. Os participantes com maiores níveis de bactérias tiveram os piores resultados nestes testes.

De entre outros factores de risco para a perda de funções mentais, os investigadores destacaram as inflamações causadas em todo o corpo devido ao mau estado da saúde oral. Outras investigações já associaram este problema com outras doenças, como a diabetes e o Alzheimer.

. Reflexão:
Estamos sempre aprender, ter uma boa higiene oral não só previne as cáries, como outros problemas dentífricos, como também influencia a capacidade de raciocínio nos adultos. Por isso, quanto mais cedo forem incutidos os bons hábitos de saúde oral aos mais pequenos, melhor serão as capacidades cognitivas destes a médio e longo prazo!!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37034&op=all#cont

Documentário: Darwinismo

Para apresentar o Darwinismo, decide recorrer a um Documentário intitulado «O que Darwin não sabia», será exibido no meu blog faseadamente. Espero conseguir mostrar de uma forma condensada a teoria, os argumentos que a fundamentam e as alterações que esta sofreu até à actualidade (Neodarwinismo) e assim ficar a saber o que Darwin desconhecia.


. Reflexão:
Nesta primeira parte explica-se o pensamento de Darwin e expõem-se a Teoria. Segundo o autor de « A Origem das Espécies», o motor da evolução é a selecção natural, que é o sucesso reprodutivo diferencial, resultante da interacção dos organismos com o seu meio ambiente. Este documentário tenta completar o raciocínio de Darwin e corrigir as lacunas deixadas pelo mesmo. Também neste episódio se faz referência às criticas enfrentadas por este Evolucionista há 150 anos atrás!!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Notícia #11


Chocolate preto ajuda a reduzir níveis de stress

O vício do chocolate é por demais conhecido. Para adoçar a boca, para compensar um mau momento ou numa pausa para a gulodice abrimos uma tablete e derretemo-nos pelos quadradinhos castanhos que vamos ingerindo sucessivamente. Um estudo recente revelou que o consumo de chocolate preto ajuda a reduzir os níveis de stress. Boas notícias para os aficcionados do cacau.


Comer perto de 30 gramas de chocolate preto por dia durante duas semanas reduziu os níveis de hormonas de stress em pessoas que se sentiam muito stressadas. Foram estas as conclusões de um estudo clínico publicado no ACS' Journal of Proteome Research.

Neste estudo os cientistas constataram a redução no nível de hormonas de stress, e outras alterações a nível bioquímico em voluntários que consumiram chocolate preto durante duas semanas e que se classificavam como pessoas altamente stressadas. “O estudo providencia fortes provas que o consumo diário de 30 gramas de chocolate durante o período de duas semanas é suficiente para alterar o metabolismo de pessoas saudáveis”, afirmou o investigador Sunil Kochar, um dos responsável pelo projecto.

Kochar, e colegas, perceberam o aumento de provas científicas que os antioxidantes e outras substâncias benéficas no chocolate preto podem reduzir o risco de doenças cardíacas e outras patologias. Os estudos sugerem ainda que o chocolate auxilia em situações de problemas emocionais, embora até agora houvessem poucas provas de pesquisa em humanos e a relação entre o seu consumo e o stress.


. Reflexão:
Tanto quanto sei, a partir de 70% de cacau no chocolate, a percentagem de açúcar será praticamente irrelevante. Isto é, claro, se a nossa dieta for equilibrada!!! Por isso, também devemos confirmar sempre a percentagem de cacau. Já sabia que o chocolate preto, nas proporções adequadas, era benéfico para a nossa saúde, nomeadamente, no que toca a problemas cardíacos. No entanto, não tinha a consciência de que também actuava positivamente em situações de stress. Assim, se se encontrar em situações de pressão, ingira chocolate, para tentar manter a calma e a serenidade, é um bom conselho para nós estudantes em altura de testes!!!!!

. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=36849&op=all#cont

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lamarckismo


Lamarck defendeu ideias evolucionistas apresentando uma explicação coerente sobre a origem das espécies, em 1809. Este admitia uma progressão constante e gradual dos organismos mais simples para os mais complexos. Essa progressão ocorreria segundo dois princípios:



_ Lei do uso e do desuso:

Segundo Lamarck, o ambiente é o principal agente responsável pela evolução dos seres vivos. A necessidade que os seres sentem de se adaptar a novas condições ambientais conduz ao uso ou ao desuso contínuo de certos órgãos. Assim, a função que o órgão desempenha acabará por determinar a sua estrutura como forma de adaptação ao meio.

Exemplos disso, são a Toupeira, que por viver debaixo da terra faz pouco uso da visão, o que torna os seus olhos pequenos e pouco funcionais. Neste caso, por influência do meio ocorreu atrofia do órgão. Outro exemplo é o das girafas.



_ Lei da herança de caracteres adquiridos:

Esta lei defende que as transformações sofridas seriam transmitidas à descendência. Essas pequenas transformações, ao acumularem-se ao longo de gerações sucessivas, provocariam o aparecimento de novas espécies, sendo o principal factor de evolução.


No entanto, as críticas à perspectiva Lamarckista mantiveram as ideias evolucionistas afastadas durante anos. O facto das espécies se adaptarem a novos ambientes de forma a atingir a perfeição procurando sempre “o melhor” é uma dessas críticas, uma vez que fornece um carácter animista. Outra ponto fraco do lamarckismo foi comprovado nas experiências realizadas por Weismann, em 1880. Este cortou as caudas de ratos ao longo de 22 gerações, tendo todos os descendentes nascido com cauda normal. Verificou-se, então, que as características que um organismo adquire ao longo da vida não são transmitidas à sua descendência.


. Reflexão:
O Lamarckismo não é uma teoria aceite para explicar o aparecimento e desenvolvimento das espécies. Todavia, Lamarck foi o primeiro a apresentar uma teoria evolutiva coerente, segundo a qual o factor que impulsiona a evolução é o meio. Se este naturalista tivesse conhecimento da existência do DNA, certamente, que não a teria formulado, pois hoje em dia sabemos que as alterações que se transmitem à descendência são apenas aquelas que decorrem de modificações ao nível do material genético.
. Fontes:
http://www.netxplica.com/

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fixismo vs Evolucionismo

Aqui fica um vídeo explicativo das diferenças entre as teorias fixistas e as teorias evolucionistas, nestas últimas inclui-se o Lamarckismo e o Darwinismo, teorias sobre as quais nos vamos debruçar no futuro:




. Reflexão:

A evolução das espécies foi um tema que despertou/desperta uma grande controvérsia na comunidade cientifica. Numa visão fixista, as espécies são unidades fixas e imutáveis que, num mundo igualmente estático, surgiram independentes umas das outras. Por outro lado, de acordo com o evolucionismo, as espécies estão profundamente relacionadas entre si, partindo de um ancestral comum.
Hoje em dia, o evolucionismo prevalece, mas verifica-se que, muitas das suas teorias não se enquadram com o conhecimento que o Homem possui na actualidade. Para se conseguir alcançar o verdadeiro conhecimento tem de ser de uma forma lenta e gradual , avaliando todos os prós e contras de uma teoria, e tendo uma mente aberta para outras maneiras de pensar e para os factos ocorridos!!!!

Relações entre genes e proteínas nas células eucarióticas

Nas células eucarióticas, o DNA encontra-se contido no núcleo, constituindo o suporte químico de informação genética, mas são as proteínas que determinam a estrutura e a actividade metabólica das células e que, em última análise são responsáveis pelas características manifestadas de um determinado organismo. Deste modo, um segmento de DNA, o gene, contém a informação de uma sequência de aminoácidos.
Assim, a produção de uma proteína a partir de um gene envolve dois processos distintos: transcrição e tradução.

È importante referir que a estrutura tridimensional de uma proteína é crucial para a sua função e é determinada essencialmente pela sua sequência de aminoácidos. Logo, os genes controlam a estrutura primária das proteínas e consequentemente, as enzimas. Assim, se por algum motivo se verificar uma alteração de uma base azotada, o resultado dessa mutação, será também uma proteína modificada.

É de também de salientar, que a célula eucariótica consegue controlar o tempo de duração de uma molécula de mRNA, logicamente a produção de proteínas é manuseada. Então, se uma molécula de mRNA tiver um tempo de vida relativamente longo, poderá ser repetidamente lida pelos ribossomas, sendo assim traduzida em muitas moléculas de proteínas iguais entre si. Conclui-se que a partir de um mesmo gene, podem ser formadas várias proteínas.

Acontecimentos que mais contribuíram para o conhecimento das relações entre genes e proteínas:
_ Frederick Sanger sequenciou a primeira proteína, a insulina, em 1952, utilizando proteases específicas (enzimas proteolíticas) e cromatografia a duas dimensões.
_ Depois, em 1957, Vernon Ingram, a estudar a hemoglobina, mostrou que entre a forma da proteína selvagem e a da mutada (na anemia falciforme) há apenas um aminoácido diferente (mutado) na posição 6 da cadeia β (a proteína é constituída por quatro cadeias polipeptídicas, duas α e duas β). Ingram mostrou portanto que uma mutação genética resulta na alteração da sequência de aminoácidos de uma proteína. Os genes especificam, portanto a estrutura primária das proteínas.
_ Mais tarde, Charles Yanofsky mostrou a colinearidade entre genes e proteínas. Mapeou as alterações no gene e na proteína triptofano de bactéria, e mostrou que alterações no gene correspondem linearmente a alterações na proteína.


. Reflexão:
Este trabalho já foi elaborado há algum tempo no âmbito da proposta «DNA, ambiente e sociedade», no entanto, devido aos testes e aos trabalhos não tive oportunidade de publicá-lo.
Para a sua elaboração tive de recorrer a conhecimentos previamente adquiridos, como a síntese proteica, em que conclui que esta é a relação mais importante entre os genes e as proteínas. Interessei-me particularmente pela forma como este conhecimento se processou ao longo dos tempos.
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3