sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Genoma humano




. Reflexão:
Este projecto teve como objectivo mapear o genoma humano (que é constituído por cerca de 27 mil genes) e identificar a sequência de nucleótidos que o compõem. Assim, através da exploração molecular do ser , conseguimos perceber como agem e interagem os nossos genes e compreender melhor os mistérios inerentes à vida.
Este projecto abriu as portas para que no futuro seja possível traçar um cartão de descrição genética, que nos informará sobre o risco que cada um tem para desenvolver certas doenças. Será que todos vamos querer saber? Até que ponto esta descoberta não vai condicionar as nossas vidas? Estas são perguntas que só o tempo e a experiência vão responder, por vezes nem sempre o conhecimento é tão benéfico quanto pensamos.
Este vídeo explica como se processam certos mecanismos que temos vindo a estudar,incluindo a síntese proteica (transcrição e tradução) espero que gostem e peço desculpa pelo vídeo estar em inglês.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Notícia #2


Amanhã é o Dia Europeu sem carros

A campanha “Na Cidade sem o meu Carro!” teve início em França, em 1998. A Comissão Europeia passou a adoptá-la a partir de 2000, através da criação do “Dia Europeu sem Carros” – dia 22 de Setembro – com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos.


Os principais objectivos do Dia Europeu sem Carros consistem em:

_ “Sensibilizar as pessoas para optarem pelos Transportes Públicos ou por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular;

_ Criar uma oportunidade para experimentar essa mudança e para viver a cidade ou a vila de forma diferente;

_ Demonstrar que menos carros nas zonas urbanas é sinónimo de maior qualidade de vida para os seus cidadãos.”


Esta campanha é propícia para que as autarquias promovam junto aos seus munícipes novas iniciativas de melhoria da mobilidade urbana, tais como novas ciclovias e zonas pedonais, sistemas melhorados de transporte colectivo, aluguer/empréstimo de bicicletas e partilha de viaturas (por exemplo, por empregados duma mesma empresa), entre outras. Cada autarquia é responsável por estabelecer as zonas onde será limitada a entrada de veículos automóveis e as excepções a essas limitações, incluindo transportes públicos, ambulâncias, veículos ao serviço de deficientes motores e viaturas que transportem produtos alimentares perecíveis.



. Reflexão:
Todos nós podemos participar nesta campanha para tal basta, por exemplo, irmos para a escola a pé ou de bicicleta, assim estaremos a melhorar a nossa qualidade de vida e a de aqueles que nos rodeiam. Desta forma, estimaremos melhor o nosso planeta e neste caso durante um dia, poderemos usufruir de uma oportunidade de mudança de rotina.

Amanhã não se esqueça, deixe o carro em casa, estará a contribuir para um planeta melhor.


. Fontes:
http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Ar/Documentos/doc38.htm

Notícia #1


Maior parque eólico marinho do mundo inaugurado na Dinamarca

Foi ontem inaugurado o maior parque eólico marinho do mundo. Situa-se no Mar do Norte, a 30 quilómetros da costa oeste da Jutlândia, Dinamarca. O seu nome é Horns Rev 2 e vem aumentar o Horns Rev que já estava em funcionamento desde 2002.

O parque é composto por 91 aerogeradores com uma capacidade de produção de 209 megawatts, que poderão fornecer energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 200 mil lares.

A Dinamarca é pioneira na exploração em grande escala de energia eólica, sendo que 20 por cento do seu consumo eléctrico provém desta fonte renovável. O parque tem uma plataforma em alto mar com alojamentos para os trabalhadores, tal como acontece nas plataformas petrolíferas.
A Dinamarca dispõe de mais seis parques eólicos marinhos e já está a planear triplicar a sua capacidade nos próximos quatro anos com a construção de mais três parques ainda maiores do que este.


. Reflexão:
Hoje em dia é cada vez mais importante a utilização das energias renováveis, ainda bem que países desenvolvidos, como a Dinamarca, estejam a recorrer a energias alternativas. Deste modo, a poluição diminuirá, pois não serão emitidos gases que contaminem a atmosfera, dado que a fonte utilizada é considerada limpa. Por outro lado, recursos como os combustíveis fósseis serão poupados. Só assim, vamos conseguir salvar o nosso planeta e como tal, medidas como estas deviam ser tomadas por outros países.


. Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=35085&op=all

sábado, 19 de setembro de 2009

+ Para saber mais: O DNA não é imutável

A informação genética de cada ser vivo depende da sequência de nucleótidos das suas cadeias de DNA. Quando são produzidas alterações na ordem dos nucleótidos, podem originar-se variações nas células ou no organismo.

As alterações do DNA recebem o nome de mutações. As mutações podem produzir-se sem motivo aparente ou por várias causas, como os raios X, os raios ultravioleta, alguns agentes químicos, etc.

A grande maioria das mutações é prejudicial para o organismo afectado, apenas muito poucas são positivas. As mutações podem afectar qualquer célula, mas apenas as que ocorrem nas células reprodutoras é que se transmitem à descendência do indivíduo.


. Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 9 – Ciências da Vida ; Santillana Constância; 2008.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Estrutura do DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é o suporte universal da informação genética que define as características de cada organismo vivo. A unidade fundamental do DNA é o nucleótido, o qual resulta da ligação entre uma base azotada (A-adenina, G-Guanina, C-citosina, T-timina), uma pentose (desoxirribose) e um grupo fosfato.

As quatro bases heterocíclicas presentes nos nucleótidos de DNA pertencem à família das purinas (A e G) e das pirimidinas (C e G).



A designação dada ao nucleótido encontra-se relacionada com a respectiva base azotada que o compõe.

O DNA é um ácido nucleíco bicatenário e apresenta duas cadeias de nucleótidos complementares, de acordo com o emparelhamento obrigatório das bases constituintes dos nucleótidos que compõem o DNA: A-T e G-C.

Os desoxirribonucleotidos de uma cadeia simples de DNA estão ligados entre si través de uma ligação fosfodiéster entre o carbono 3' do nucleotídeo anterior e o carbono 5' do nucleotídeo posterior. Deste modo, a cadeia de DNA apresenta uma extremidade livre, a 3' com um grupo hidroxilo e uma extremidade 5' livre com um grupo fosfato.

O DNA apresenta uma estrutura secundária sob a forma de “dupla-hélice” formada por duas cadeias antiparalelas (com sentidos opostos, designando-se uma por 3’-5’ e a outra por 5’-3’), ligadas pelo estabelecimento de pontes de hidrogénio entre as bases azotadas complementares das duas cadeias.

. Reflexão:
Hoje sabemos que a transmissão das características de cada ser vivo de uma geração para a outra se realiza através de uma molécula que contém a informação hereditária: o DNA. Assim, podemos dizer que, o conjunto de nucleótidos que constitui o DNA, guarda «o texto» da cor de olhos de uma pessoa e de outras particularidades dos seres vivos. Deste modo, cada vez mais a humanidade reconhece a importância desta molécula, dado que existem muitas doenças que estão associadas a ela. Nesta postagem são apresentadas algumas ideias chaves sobre a estrutura do DNA.


. Fontes:
http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=224

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Apresentação do blog

Este blog/portefólio foi criado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 11º ano, leccionada pelo professor José Salsa.
Apesar de já ter tido um blog no outro ano lectivo, decidi criar um novo, devido a problemas de formatação. Aviso os seguidores do outro portefólio que grupos, como a medicina e os seus progressos ou o ser vivo da semana integrarão este espaço e outros serão criados para dinamizar o meu trabalho.
Deste modo, periodicamente, serão publicados neste portefólios trabalhos realizados no decorrer do ano lectivo, assim como a minha reflexão pessoal e crítica acerca dos temas publicados.

Espero que gostem e que comentem os artigos publicados!!!!
Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 BIOTERRA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes - Depósito do MP3